O presidente Donald Trump afirmou que o Irã desistiu de taxar navios no Estreito de Ormuz sob risco de interrupção das negociações de paz.
O presidente Donald Trump anunciou que o Irã garantiu aos Estados Unidos a suspensão de qualquer cobrança de pedágio ou taxas para a navegação comercial no Estreito de Ormuz. A declaração ocorre após o Irã e Omã terem sinalizado anteriormente a possibilidade de uma gestão conjunta da via marítima, que incluía a imposição de restrições diárias ao número de embarcações autorizadas. Trump condicionou a continuidade das negociações de paz ao cumprimento integral desta promessa, reforçando que não haverá transferência direta de recursos ao país persa. Em vez disso, o governo americano propôs que ativos iranianos congelados sejam destinados exclusivamente à aquisição de alimentos para a população local. A manutenção da livre circulação no estreito é estratégica, dado que o tráfego marítimo na região atingiu patamares recordes após a recente reabertura decorrente do acordo de paz preliminar.
20 jun, 16:45
15 jun, 15:45
27 mai, 15:46
23 abr, 09:06
18 abr, 09:04
Carregando comentários...