O superiate "Nord", associado ao bilionário russo Alexey Mordashov, atravessou o Estreito de Ormuz, uma rota restrita, levantando questões sobre a autorização e as relações geopolíticas.
O superiate "Nord", supostamente pertencente ao bilionário russo Alexey Mordashov, atravessou o Estreito de Ormuz, uma importante rota marítima que tem o tráfego restrito desde fevereiro devido ao conflito entre os Estados Unidos e o Irã. A passagem da embarcação de 142 metros, avaliada em mais de 500 milhões de dólares, ocorreu apesar de um bloqueio ativo na via marítima. Mordashov, considerado próximo do presidente russo Vladimir Putin, foi sancionado pelos EUA e pela União Europeia após a invasão da Ucrânia em 2022.
A passagem do iate, que partiu de Dubai e chegou a Muscat, capital de Omã, levanta questionamentos sobre como a autorização para transitar pela rota estratégica foi obtida, dado o cenário de tensões na região. O "Nord" é um dos maiores iates do mundo, construído pelo estaleiro alemão Lürssen, e equipado com 20 cabines, piscina de 25 metros, beach club, academia, spa, heliponto e um submarino. Dados de navegação e registros corporativos de 2025 indicam que o iate foi registrado em nome de uma empresa russa pertencente à esposa de Mordashov.
22 jun, 09:45
10 mai, 02:31
4 mai, 08:07
28 abr, 10:10
17 abr, 22:02
Carregando comentários...