A NASA investirá US$ 30 milhões em uma missão para elevar a órbita do telescópio Swift e evitar sua reentrada na atmosfera terrestre.
A NASA anunciou um investimento de US$ 30 milhões para uma missão de resgate sem precedentes destinada a salvar o telescópio espacial Swift. Lançado em 2004, o observatório enfrenta uma perda gradual de altitude causada pelo arrasto atmosférico, o que ameaça sua reentrada na atmosfera terrestre. A operação, denominada 'Swift Boost', utilizará a espaçonave Link, desenvolvida pela Katalyst Space, para realizar um acoplamento inédito e elevar a órbita do equipamento. O Swift é um ativo crítico para a astronomia, funcionando como um 'primeiro socorrista' capaz de detectar explosões de raios gama com agilidade superior a telescópios como o Hubble e o James Webb. Embora a missão seja considerada de alto risco, já que o Swift não foi projetado para reparos em órbita, o sucesso da operação garantirá pelo menos mais cinco anos de operação científica para o observatório.
19 jun, 13:04
18 jun, 09:39
17 jun, 01:33
12 jun, 11:05
6 jun, 22:01
Carregando comentários...