Nova regulamentação visa reduzir a concentração de mercado e facilitar o acesso de empresas à infraestrutura de gás natural no Brasil.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou uma nova regulamentação voltada a ampliar a competitividade no mercado de gás natural brasileiro. A medida busca reduzir a concentração do setor, historicamente dominado por grandes players, ao garantir que novas empresas tenham acesso facilitado a terminais de GNL, gasodutos e unidades de processamento. Para assegurar a transparência, a norma exige que as companhias que administram a infraestrutura realizem a separação contábil de suas operações. Ao regulamentar trechos da Nova Lei do Gás de 2021, a agência pretende atrair mais investimentos e otimizar a eficiência do mercado. Embora a iniciativa busque benefícios estruturais, especialistas ressaltam que o impacto direto nas tarifas pagas pelos consumidores finais não deve ser imediato, dependendo do tempo de maturação das mudanças no setor.
12 jun, 12:33
11 jun, 08:04
28 mai, 07:04
13 mai, 17:05
30 abr, 20:01
Carregando comentários...