Iniciativa na África do Sul utiliza a produção artística de presos como ferramenta de reabilitação e humanização do sistema carcerário.
Uma unidade prisional em Joanesburgo, na África do Sul, inaugurou uma galeria de arte dedicada a exibir produções realizadas por detentos. O projeto utiliza a arte como um meio de expressão e uma ferramenta estratégica para a reabilitação, permitindo que os internos desenvolvam habilidades e processem suas trajetórias dentro do ambiente carcerário. Ao abrir as portas para o público, a iniciativa visa promover uma mudança na percepção social sobre o sistema prisional, humanizando a imagem dos indivíduos privados de liberdade. A exposição apresenta uma variedade de estilos artísticos, destacando o potencial criativo como um componente essencial para a reintegração social. Com essa medida, as autoridades sul-africanas buscam fomentar um diálogo mais amplo sobre a eficácia das políticas de ressocialização e o papel da cultura no sistema penal.
11 jun, 14:36
9 jun, 12:15
10 abr, 21:01
7 abr, 08:03
8 mar, 11:02
Carregando comentários...