O Tesouro Nacional planeja emitir 'panda bonds' para diversificar a dívida externa e reduzir a dependência do dólar.
O governo brasileiro avalia a emissão de títulos soberanos denominados em yuan, conhecidos como 'panda bonds', como parte de uma estratégia para diversificar a composição da dívida externa. Atualmente, o passivo do país está concentrado majoritariamente em dólares e euros, o que expõe o Tesouro Nacional a maiores riscos cambiais. O ministro da Fazenda, Dario Durigan, lidera as negociações na China para definir a viabilidade técnica e as condições da operação. A medida busca reduzir a dependência da moeda americana e aproveitar a infraestrutura financeira já existente, como os acordos de swap cambial e a câmara de compensação direta entre reais e yuans. A iniciativa reflete uma tendência observada no setor privado brasileiro, com empresas como a Suzano já realizando captações na moeda chinesa, além do aumento da presença do yuan nas reservas internacionais do Banco Central.
8 jun, 04:01
6 jun, 13:01
5 jun, 18:02
15 mai, 11:32
8 mai, 08:02
Carregando comentários...