A ativista iraniana Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, foi hospitalizada após um colapso na prisão, com sua família temendo que a ajuda tenha chegado tarde demais.
A ativista iraniana Narges Mohammadi, laureada com o Prêmio Nobel da Paz de 2023, encontra-se em condição de saúde instável após ser transferida da prisão para uma unidade hospitalar. A medida foi tomada devido a um colapso e uma "deterioração catastrófica de sua saúde", que incluiu dois episódios de perda de consciência, uma grave crise cardíaca em março e um infarto em abril. A ativista também perdeu 20kg e iniciou uma greve de fome em fevereiro.
A transferência ocorreu após 140 dias de "negligência médica sistemática" desde sua prisão em 12 de dezembro, conforme a Fundação Narges Mohammadi. Médicos da prisão determinaram que sua condição não poderia ser tratada no local, apesar das recomendações para atendimento por especialistas em Teerã. Diante do quadro, a família de Mohammadi, que vinha defendendo sua transferência há semanas, fez um apelo para que a ativista seja transferida para um hospital na capital, Teerã, visando um tratamento mais adequado e acompanhamento de sua condição. Seu irmão, Hamidreza Mohammadi, que vive na Noruega, afirmou que a família está "lutando por sua vida" e considera a ação como "desesperada de última hora", temendo que seja tarde demais.
InfoMoney • 2 mai, 14:35
NPR World • 2 mai, 12:57
Folha de São Paulo - Mundo • 2 mai, 12:33
13 mai, 14:01
11 mai, 03:32
10 mai, 07:31
3 mai, 16:02
1 mai, 15:03
Carregando comentários...