A ativista iraniana e Nobel da Paz, Narges Mohammadi, foi transferida da prisão para um hospital devido à grave piora de sua saúde, com risco de morte e quadro instável.
A ativista iraniana Narges Mohammadi, laureada com o Prêmio Nobel da Paz, foi transferida da prisão para um hospital nesta sexta-feira, 1º de maio de 2026, devido à grave deterioração de sua saúde. Mohammadi, que está presa, enfrenta um risco iminente de morte pela ausência de tratamento médico adequado e apresenta um quadro de saúde instável, necessitando de suporte de oxigênio. Em março, ela sofreu um ataque cardíaco e, desde então, perdeu mais de 19 quilos, com sua pressão arterial permanecendo em níveis perigosos e dores no peito, segundo seus advogados e familiares. A ativista colapsou na prisão devido a um problema cardíaco, o que levou à sua hospitalização e intensificou as preocupações sobre as condições de saúde dos prisioneiros políticos no Irã.
As autoridades iranianas têm recusado consistentemente os pedidos para que a pena de Mohammadi seja suspensa temporariamente, impedindo-a de receber atendimento cardíaco especializado em Teerã. Médicos e a família da ativista solicitaram sua transferência para um hospital adequado na capital, mas o pedido não foi atendido. Mohammadi foi detida novamente em dezembro de 2025 e recebeu uma nova condenação em fevereiro, o que resultou no aumento de sua pena. O irmão da ativista expressou o medo de receber a notícia da morte dela, descrevendo a situação como uma 'morte em câmera lenta'. A Fundação Narges fez um apelo à comunidade internacional e às Nações Unidas para que pressionem o Irã pela transferência e libertação da ativista, destacando a situação de prisioneiros políticos no país.
G1 Mundo • 2 mai, 08:56
NYTimes World • 1 mai, 21:56
Folha de São Paulo - Mundo • 1 mai, 19:50
13 mai, 14:01
11 mai, 03:32
10 mai, 07:31
3 mai, 16:02
2 mai, 13:02
Carregando comentários...