A deputada Erika Hilton (Psol-SP) foi eleita a primeira mulher trans a presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, gerando debates sobre representatividade.
A deputada Erika Hilton (Psol-SP) foi eleita nesta quarta-feira (28) a primeira mulher trans a presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. A eleição ocorreu com 11 votos, e Hilton prometeu uma gestão pautada no diálogo, na defesa dos direitos de todas as mulheres, na fiscalização da rede de proteção e no combate à violência política de gênero, além de promover políticas de saúde integral.
A escolha de Hilton gerou debates entre as parlamentares. Deputadas de oposição, como Chris Tonietto (PL-RJ) e Clarissa Tércio (PP-PE), criticaram a eleição, argumentando que a comissão deveria ser presidida por uma mulher cisgênero e acusando a decisão de 'ideologização'. Em contrapartida, a 1ª vice-presidente, Laura Carneiro, e a deputada Erika Kokay defenderam a pluralidade e a legitimidade da presidência, enfatizando a importância de acolher a diversidade de todas as mulheres brasileiras.
7 jun, 19:01
4 jun, 12:33
20 mai, 13:32
23 mar, 09:02
18 mar, 17:02
Carregando comentários...