Luiz Fernando Pereira propõe novas regras éticas para o Supremo após críticas a declarações recentes do ministro Gilmar Mendes.
O presidente da OAB do Paraná, Luiz Fernando Pereira, manifestou publicamente a necessidade de estabelecer um código de conduta para os ministros do Supremo Tribunal Federal. A declaração foi motivada por falas recentes do ministro Gilmar Mendes durante sua participação no programa Roda Viva, que geraram questionamentos sobre os limites da atuação e da postura pública dos magistrados da corte. Para a OAB-PR, o episódio evidencia uma lacuna regulatória que impacta a percepção institucional do Judiciário. A proposta de criar normas éticas mais rígidas visa balizar o comportamento dos integrantes do STF, trazendo maior previsibilidade e transparência à conduta dos magistrados. O tema, que é recorrente no meio jurídico, ganha novo fôlego com a manifestação, recolocando em pauta a discussão sobre o equilíbrio entre a liberdade de expressão dos ministros e o dever de imparcialidade inerente ao cargo.
23 jun, 17:33
23 jun, 01:15
23 mai, 06:31
13 abr, 17:23
4 fev, 22:01
Carregando comentários...