O consumo de eletricidade no Brasil caiu até 14,4% durante os jogos da seleção na Copa, com picos de demanda registrados nos intervalos das partidas.
A realização da Copa do Mundo de 2026 provocou um impacto direto no consumo de energia elétrica no Brasil. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a carga de energia registrou quedas de até 14,4% durante os jogos da seleção brasileira na primeira fase do torneio, com o maior registro ocorrendo na partida contra a Escócia. Essa variação significativa ocorre devido à interrupção temporária de atividades industriais e comerciais em todo o país, à medida que a população pausa suas rotinas para acompanhar o evento. O fenômeno reflete o forte impacto cultural e social da Copa no cotidiano nacional.
Além da queda durante o jogo, o ONS observou picos abruptos de consumo durante os intervalos das partidas, momento em que torcedores retomam o uso de eletrodomésticos simultaneamente. A elevação de carga registrada no intervalo do jogo contra a Escócia foi a maior das últimas três Copas, superando a carga média de Santa Catarina e Mato Grosso somadas. O diretor-geral do ONS, Marcio Rea, afirmou que o órgão operou com segurança para garantir a estabilidade do sistema elétrico nacional, mantendo o monitoramento constante para ajustar a operação do Sistema Interligado Nacional conforme a demanda flutua.
InfoMoney • 25 jun, 16:05
UOL - Economia • 25 jun, 15:47
Folha de São Paulo - Mercado • 25 jun, 15:46
13 jun, 08:02
11 jun, 16:03
2 jun, 15:05
25 mai, 20:34
22 mai, 12:02
Carregando comentários...