O país registrou o menor índice de analfabetismo entre adultos, consolidando avanços em políticas educacionais e frequência escolar.
O Brasil alcançou a menor taxa de analfabetismo de sua série histórica, atingindo 4,9% da população adulta. Segundo o ministro da Educação, Leonardo Barchini, o patamar marca o fim do analfabetismo como um problema estrutural no país. O resultado é atribuído a uma série de políticas públicas implementadas desde 2023, incluindo a expansão do orçamento do Fundeb e a estratégia Escolas Conectadas, que buscam elevar o desempenho pedagógico nacional. O programa Pé-de-Meia desempenhou um papel central ao incentivar a permanência de estudantes no ensino médio, combatendo o abandono escolar. Além da redução no analfabetismo, o MEC reportou quedas inéditas nos índices de reprovação e na distorção idade-série, sinalizando uma melhora na eficiência do sistema educacional brasileiro. A consolidação desses dados reflete o impacto direto das estratégias de recomposição de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
19 jun, 11:01
20 mai, 10:31
23 mar, 19:01
26 fev, 14:03
10 fev, 19:05
Carregando comentários...