Moscou alega que Washington falhou em implementar compromissos da cúpula no Alasca, elevando tensões diplomáticas em meio à guerra na Ucrânia.
O governo russo manifestou publicamente seu descontentamento com a administração do presidente Donald Trump, acusando os Estados Unidos de descumprirem entendimentos diplomáticos firmados durante a cúpula de Anchorage, no Alasca, realizada em agosto de 2025. Altos funcionários russos, incluindo Sergei Lavrov e Yuri Ushakov, sugeriram que o lado americano pode ter utilizado as negociações apenas como uma estratégia para ganhar tempo para a Ucrânia. A tensão é agravada pela escalada de ataques de drones ucranianos contra alvos estratégicos e instalações de petróleo próximas a Moscou, além de uma percepção do Kremlin de que os EUA estariam se alinhando a posturas mais radicais do Reino Unido e da França. Apesar das críticas e da frustração com a ausência de resultados práticos, o governo russo afirmou que pretende manter os canais de diálogo diplomático com Washington abertos.
23 jun, 10:45
4 jun, 15:45
10 mai, 16:01
9 mai, 15:33
6 mai, 04:01
Carregando comentários...