O presidente Donald Trump tem promovido a retomada de laços econômicos com a Rússia, e um investidor americano, Gentry Beach, assinou um acordo com a russa Novatek para desenvolver gás natural no Alasca.
O presidente Donald Trump tem promovido ativamente a retomada de laços econômicos com a Rússia, apesar da guerra na Ucrânia e das sanções impostas pelos EUA. Em um movimento que sinaliza essa aproximação, o investidor americano Gentry Beach, com laços familiares com Trump, assinou um acordo com a Novatek, uma grande empresa de energia russa, para desenvolver gás natural no Alasca. Este é o primeiro caso conhecido de um investidor americano formalizando um novo empreendimento comercial com uma grande empresa russa desde que o Kremlin começou a promover oportunidades de negócios para o governo Trump.
Embora o projeto ainda esteja em estágio inicial e enfrente obstáculos, o acordo é legal, pois a Novatek não está totalmente sancionada pelos EUA. Trump frequentemente ecoa a retórica do Kremlin sobre o potencial econômico da Rússia e a necessidade de a Ucrânia fazer concessões pela paz, o que se alinha com a busca russa por investimentos significativos, estimados em trilhões de dólares, para atrair empresas americanas.