O INSS restabeleceu o atendimento presencial, a Central 135 e o aplicativo Meu INSS nesta segunda-feira, após atualização da Dataprev, com previsão de lentidão.
Os serviços do INSS, incluindo o atendimento presencial nas agências, a Central 135 e o aplicativo Meu INSS, foram restabelecidos nesta segunda-feira (2), após uma manutenção programada para atualização da infraestrutura tecnológica. A Dataprev, responsável pela operação, concluiu a migração de seu último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna, visando aprimorar os sistemas previdenciários. A exceção para o retorno completo é o simulador de aposentadoria do Meu INSS, que deve ser retomado apenas na quarta-feira (4).
A modernização, que contou com a atuação de mais de 220 profissionais do Ministério da Previdência Social, INSS e Dataprev, tem como objetivo principal reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios de 96 para 48 horas e expandir a oferta de serviços digitais. Durante o período de interrupção, o INSS antecipou perícias e permitiu reagendamentos para minimizar transtornos. Embora os serviços estejam sendo ativados, o Ministério da Previdência Social alerta para a possibilidade de lentidão nos sistemas, especialmente nos que envolvem biometria, devido ao alto volume de acessos esperado.