Governos estaduais autorizam transposição para reforçar o Sistema Cantareira, que opera com 39% de sua capacidade total devido à estiagem.
Para enfrentar os efeitos prolongados da estiagem que atingem o Sistema Cantareira, o governo de São Paulo recebeu autorização para ampliar a captação de água na Bacia do Rio Paraíba do Sul. O acordo, mediado pela Agência Nacional de Águas (ANA), estabelece uma operação excepcional que eleva o volume de transposição entre os reservatórios Jaguari e Atibainha para até 268,28 hm³. A medida visa garantir a segurança hídrica da região metropolitana de São Paulo, onde o nível dos reservatórios opera atualmente em 39% da capacidade total. A autorização permanece válida até o final de 2026, com cláusula de suspensão automática caso o nível do Cantareira se recupere e atinja 60% de sua capacidade. A Sabesp ficará responsável por monitorar e mitigar eventuais impactos nas usinas hidrelétricas locais, enquanto o governo fluminense assegurou que o fornecimento de água no Rio de Janeiro não será comprometido pela operação.
19 jun, 14:32
30 mai, 02:01
3 abr, 12:03
13 mar, 15:02
27 fev, 20:01
Carregando comentários...