Kinshasa formalizou denúncia contra Ruanda por violações de soberania e apoio a grupos rebeldes que geram instabilidade há décadas.
O governo da República Democrática do Congo formalizou uma denúncia contra Ruanda em um tribunal internacional, buscando responsabilizar o país vizinho por décadas de conflitos e instabilidade. A ação judicial foca nas violações de soberania e nos direitos humanos que, segundo Kinshasa, persistem desde as consequências do genocídio de Ruanda em 1994. O governo congolês sustenta que Ruanda tem fornecido apoio estratégico e militar a grupos rebeldes que operam no leste do território, exacerbando a crise humanitária na região. Esta medida representa uma escalada diplomática sem precedentes na disputa entre os dois países africanos. Ao levar o caso a uma corte internacional, o Congo busca não apenas reparação pelos danos sofridos, mas também uma intervenção jurídica que force o fim da interferência externa em seus assuntos internos, visando estabilizar uma das áreas mais voláteis do continente.
18 mai, 09:33
16 mai, 17:33
14 mai, 04:01
6 mai, 04:04
13 abr, 17:03
Carregando comentários...