O governo iraniano estuda implementar cobranças por serviços de segurança e proteção ambiental na rota, visando arrecadar 40 bilhões de dólares.
O governo do Irã apresentou uma proposta para implementar a cobrança de taxas sobre navios que transitam pelo Estreito de Ormuz. Sob a justificativa de oferecer serviços de segurança, monitoramento e proteção ambiental, a iniciativa visa gerar uma receita anual estimada em 40 bilhões de dólares. A medida ocorre em um momento de busca do país por novas fontes de recursos financeiros diante do atual cenário geopolítico. O Estreito de Ormuz é uma das rotas comerciais de petróleo mais críticas do mundo, e a implementação de tais taxas pode impactar significativamente o fluxo logístico e os custos de transporte de energia global. Analistas observam que a proposta coloca em evidência a influência iraniana sobre pontos estratégicos de navegação internacional, podendo gerar tensões com outras nações que dependem do tráfego constante pela região para o abastecimento de combustíveis.
23 jun, 06:45
19 jun, 09:15
17 jun, 20:03
25 mai, 17:33
26 mar, 08:01
Carregando comentários...