Eleitores têm até esta quarta-feira (6) para obter ou regularizar o título eleitoral, prazo final para participar das Eleições 2026 e evitar impedimentos civis e o não voto.
O prazo para eleitores obterem o primeiro título ou regularizarem o documento para as Eleições 2026 se encerra nesta quarta-feira (6). A Justiça Eleitoral alerta que a não regularização impede o voto nas eleições gerais de outubro de 2026 e pode gerar diversas dificuldades, como a obtenção de passaporte, carteira de identidade, posse em cargos públicos e matrícula em instituições de ensino públicas. Os serviços incluem alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão de dados cadastrais e regularização de pendências, podendo ser realizados presencialmente em cartórios eleitorais ou online para quem já possui biometria. No entanto, para tirar o primeiro título ou cadastrar a biometria, o atendimento presencial é obrigatório.
Conforme a Lei das Eleições, o cadastro eleitoral será fechado a partir de 7 de maio e reaberto somente em novembro de 2026. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reforçou a importância da regularização para a democracia brasileira, especialmente para jovens eleitores, pessoas que mudaram de cidade e aqueles com título cancelado ou pendências. A consulta da situação eleitoral pode ser feita no site do TSE, na seção de "Autoatendimento Eleitoral".
5 mai, 01:01
4 mai, 01:01
6 abr, 01:01
24 mar, 05:00
6 fev, 08:01
Carregando comentários...