Rubén Rocha Moya, governador de Sinaloa, renunciou ao cargo após ser acusado pelos EUA de proteger um cartel de drogas, prometendo cooperar com autoridades mexicanas.
O governador mexicano Rubén Rocha Moya renunciou ao seu cargo na noite de sexta-feira, após ser formalmente acusado por promotores dos Estados Unidos de proteger um poderoso cartel de drogas, especificamente o Cartel de Sinaloa. O Departamento de Justiça dos EUA solicitou sua prisão para fins de extradição, desencadeando um escândalo político de repercussão nacional no México. A acusação detalha que Rocha Moya teria se associado ao cartel para distribuir drogas em território americano, recebendo apoio e propinas em troca. Além dele, outros nove políticos governistas também são acusados no mesmo esquema.
Rocha Moya nega veementemente as acusações, classificando-as como falsas e politicamente motivadas, e afirmou que provará sua inocência quando as instituições de justiça exigirem. Ele declarou que cooperará com as autoridades mexicanas na revisão do pedido de prisão dos EUA. Em resposta, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou que qualquer medida dependerá de provas contundentes apresentadas pelos EUA, ressaltando que o México não permitirá interferência estrangeira em seus assuntos internos e defenderá sua soberania nacional. O governo de Sinaloa, o Departamento de Justiça dos EUA e a Embaixada dos EUA não comentaram imediatamente sobre os desdobramentos.
18 mai, 14:32
16 mai, 08:33
2 mai, 09:03
1 mai, 15:10
29 abr, 18:12
Carregando comentários...