A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) concedeu o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher à professora Luísa Lina Villa, reconhecendo sua liderança em pesquisas sobre o Papilomavírus Humano (HPV) e a eficácia da vacina.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) homenageou a pesquisadora Luísa Lina Villa com o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, em reconhecimento às suas significativas contribuições no campo dos estudos sobre o Papilomavírus Humano (HPV). Professora da USP e colaboradora do Icesp, Villa foi premiada na categoria Ciências Biológicas e da Saúde por sua liderança em pesquisas que foram fundamentais para a comprovação da eficácia da vacina contra o HPV e para o entendimento de como o vírus causa doenças e o desenvolvimento de tumores.
Os trabalhos de Luísa Lina Villa não apenas aprofundaram o conhecimento sobre a persistência da infecção como fator de risco para o câncer, mas também expandiram-se para o estudo do comportamento do vírus em homens, revelando altas taxas de HPV e riscos de lesões. A relevância de suas descobertas é amplificada pelo fato de que a vacinação contra o HPV é disponibilizada gratuitamente no Brasil pelo SUS, resultando em uma notável redução de infecções e casos de câncer de colo de útero, impactando diretamente a saúde pública.