O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, com perigo de tempestade no sul do Rio Grande do Sul e previsão de granizo na Região Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para grande parte do Brasil, com previsão de volumes significativos e ventos fortes. Nesta quarta-feira (11), o Centro-Oeste é a região mais afetada, mas chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h podem atingir o Norte, Sudeste e oeste do Nordeste. A situação é mais crítica no sul do Rio Grande do Sul, onde um alerta de perigo de tempestade foi emitido até quinta-feira (12), com volumes que podem chegar a 100 mm, acompanhado de previsão de granizo para todo o estado, Paraná e Santa Catarina.
A instabilidade climática deve persistir, com tempestades esperadas na Região Sul e no extremo sul do Mato Grosso do Sul na sexta-feira (13). Além disso, áreas do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba também estão sob perigo potencial de chuvas intensas até o final da semana. Alertas anteriores do Inmet já indicavam chuvas com volumes de até 100 mm e ventos de até 100 km/h para estados como Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Minas Gerais, evidenciando a amplitude do fenômeno meteorológico que afeta o país.