Os atletas brasileiros Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura fizeram sua estreia no esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, alcançando resultados históricos para o país, apesar de não se classificarem para a final.
Os atletas brasileiros Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura marcaram a estreia do Brasil no esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. Embora nenhum deles tenha conseguido avançar para a final da prova de qualificação (sprint livre), suas participações são consideradas históricas para o país na modalidade. Manex Silva destacou-se ao alcançar o 48º lugar entre 90 competidores, o melhor resultado masculino brasileiro na prova, enquanto Eduarda Ribera e Bruna Moura também registraram as melhores pontuações femininas do Brasil.
A participação de Bruna Moura foi particularmente notável, pois marcou sua estreia olímpica após um grave acidente de carro que a impediu de competir nos Jogos de Pequim. A delegação brasileira ainda tem outras competições agendadas nos Jogos de Inverno, incluindo provas de esqui cross-country, snowboard, skeleton, esqui alpino e bobsled, com uma agenda detalhada já divulgada para os próximos dias.