Profissionais de saúde da atenção primária do SUS começam a ser vacinados contra a dengue com a Butantan-DV, a primeira vacina em dose única, com planos de expansão para a população geral.
Profissionais de saúde da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) iniciaram a vacinação contra a dengue com o imunizante Butantan-DV. Esta é a primeira vacina contra a doença em dose única aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destinada a pessoas de 12 a 59 anos. O evento histórico contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitaram o Centro de Produção de Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan, destacando a importância de vacinar a equipe multiprofissional na linha de frente.
O Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses para imunizar os profissionais em todo o país, com as primeiras 650 mil doses já distribuídas. A vacina, que utiliza tecnologia de vírus vivo atenuado, demonstrou alta eficácia em estudos, com 74,7% contra dengue sintomática e 89% contra formas graves. A ampliação da vacinação para pessoas de 15 a 59 anos está prevista para o segundo semestre, dependendo do aumento da capacidade produtiva do Butantan, com municípios-piloto já vacinando adolescentes e adultos.