O bairro do Bixiga, em São Paulo, celebrou o aniversário da cidade com a tradicional distribuição de bolo, mantendo viva uma tradição iniciada em 1986 que resgata a cultura e a história local.
O bairro do Bixiga, em São Paulo, foi palco da tradicional celebração do aniversário da capital paulista, com um "parabéns" em ritmo de samba e a distribuição de bolo. A iniciativa, que se tornou um marco na comunidade, teve início em 1986, idealizada por Armando Puglisi, conhecido como Armandinho do Bixiga. Após o falecimento de Armandinho e Walter Taverna, a tradição foi assumida por Thais Taverna, neta de Walter, que mantém o legado de congregar a comunidade e preservar a história local.
O evento, que em edições anteriores chegou a ter um bolo de 1,5 km de comprimento, reconhecido pelo Guinness Book, atualmente conta com a participação de moradores e comerciantes que contribuem com uma variedade de bolos. A meta é que o número de bolos distribuídos seja equivalente à idade da cidade, reforçando o caráter comunitário da celebração. Thais Taverna enfatiza a relevância do evento para lembrar a história e fortalecer os laços da comunidade em um bairro reconhecido como berço da cultura, do samba, do teatro, da música e das artes, além de ser um local histórico da imigração italiana e do quilombo do Saracura.