Governo francês autoriza o retorno de indígenas da Guiana Francesa mortos após serem exibidos em exposições coloniais no século XIX.
O governo da França aprovou a repatriação dos restos mortais de indígenas da Guiana Francesa que faleceram após serem exibidos em 'zoológicos humanos' em Paris, no ano de 1892. O grupo, composto por cerca de 30 pessoas dos povos Kali’na e Arawak, foi levado ao país europeu para ser exposto como atração colonial, resultando na morte de seis indivíduos em decorrência do clima parisiense. A medida encerra uma mobilização de anos liderada por descendentes das vítimas, que buscavam o retorno dos corpos às suas terras de origem. A decisão é considerada um marco importante no reconhecimento dos abusos e da desumanização praticados pelo Estado francês durante o período colonial, estabelecendo um precedente para o tratamento de acervos e restos mortais de populações indígenas em instituições europeias.
17 jun, 08:02
17 mai, 07:02
16 mai, 08:01
5 mai, 07:07
4 mai, 04:01
Carregando comentários...