O presidente iraniano Masoud Pezeshkian sugeriu a criação de um bloco militar regional para fortalecer a cooperação e a defesa entre nações muçulmanas.
Durante visita oficial ao Paquistão, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, propôs a formação de uma aliança militar regional composta por países muçulmanos. A iniciativa, frequentemente comparada a uma 'Otan muçulmana', visa consolidar a soberania e a cooperação entre nações como Arábia Saudita, Turquia, Egito e Catar. O Paquistão foi sugerido como o líder estratégico do grupo, sendo a única potência nuclear do mundo islâmico. Além da defesa mútua contra ameaças externas, o projeto busca fortalecer laços econômicos e culturais entre os membros. Pezeshkian ressaltou a importância do Paquistão no cenário geopolítico atual, destacando o papel do país na mediação de recentes negociações de paz entre o Irã e os Estados Unidos. A proposta reflete uma tentativa de reconfigurar a segurança regional sob uma nova coalizão de influência islâmica.
23 jun, 04:01
23 mai, 08:31
1 mai, 08:06
28 mar, 11:02
21 mar, 14:01
Carregando comentários...