A Tailândia rescindiu um acordo de 2001 com o Camboja, que visava resolver reivindicações marítimas sobrepostas, após anos de impasse nas negociações.
O governo da Tailândia anunciou a rescisão de um acordo de 2001 com o Camboja, que buscava resolver as reivindicações marítimas sobrepostas entre as duas nações. A decisão foi tomada após anos de impasse nas negociações para delimitar a fronteira marítima, uma área conhecida por sua riqueza em recursos naturais, incluindo petróleo e gás. A anulação unilateral do acordo pela Tailândia pode reacender tensões diplomáticas na região, que já enfrentava dificuldades para chegar a um consenso sobre a exploração conjunta dos recursos.
O acordo de 2001 havia sido estabelecido para criar um mecanismo de cooperação na gestão da área em disputa, evitando conflitos. No entanto, a falta de progresso nas discussões levou a Tailândia a tomar a medida drástica de encerrar o pacto. A disputa territorial é de longa data e a ausência de um acordo formal pode complicar ainda mais a exploração de recursos energéticos e a estabilidade regional.
10 jun, 08:15
5 jun, 10:04
4 jun, 06:02
2 jun, 05:02
19 mai, 04:01
Carregando comentários...