Matheus Silveira, detido pelo ICE durante uma entrevista para green card nos EUA, foi deportado após dois meses e já está no Brasil, levando sua esposa americana a planejar a mudança para o país.
Matheus Silveira, um brasileiro de 30 anos, foi detido pelo Immigration and Customs Enforcement (ICE) em novembro de 2025, durante uma entrevista para a obtenção de seu green card em San Diego, Califórnia. Após mais de dois meses de detenção, ele optou pela deportação voluntária e desembarcou em Belo Horizonte na madrugada de quinta-feira (12). A detenção ocorreu mesmo após Matheus ter dado entrada no green card em 2024, depois de se casar com sua esposa americana, Hannah Silveira, e ter seu visto de estudante expirado em 2023.
A família de Matheus denunciou as condições precárias dos centros de detenção, mencionando alimentação inadequada e dificuldades de comunicação. Em resposta ao ocorrido e à insegurança sentida nos Estados Unidos, Hannah Silveira decidiu se mudar para o Brasil para viver com o marido, que agora está impedido de retornar aos EUA por uma década. O caso levanta discussões sobre as políticas de imigração e as condições de detenção no país.