O Rio de Janeiro ativou o nível 2 do Protocolo de Calor devido à previsão de temperaturas máximas superiores a 36°C e índice de calor elevado, acompanhado de recomendações de saúde para a população.
O Rio de Janeiro ativou o nível 2 do Protocolo de Calor (CALOR 2) neste domingo, 1º de outubro, às 10h20, em resposta à previsão de altas temperaturas. A cidade espera uma máxima de 36°C, com o índice de calor mediano variando entre 36ºC e 40ºC por aproximadamente 10 horas. Este nível é acionado quando há expectativa de Índices de Calor (que combinam temperatura e umidade) acima de 36°C por um ou dois dias consecutivos e por, no mínimo, quatro horas.
Apesar do calor intenso, a previsão para o domingo é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva à tarde. A instabilidade climática deve persistir na segunda e terça-feira, com nebulosidade e previsão de chuva à tarde e noite. Diante do cenário, as autoridades recomendam à população aumentar a ingestão de água, consumir alimentos leves, usar roupas frescas e evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Atenção especial é solicitada para grupos vulneráveis como pessoas com hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca, crianças, idosos e animais de estimação.