O Irã reafirmou controle soberano sobre o Estreito de Ormuz e ameaçou responder com violência a desafios de potências estrangeiras na região.
O governo do Irã intensificou sua retórica sobre o Estreito de Ormuz, declarando soberania exclusiva sobre a rota marítima e alertando que qualquer desafio externo resultará em resposta violenta. A postura do chanceler Abbas Araghchi ocorre em meio a um cenário de confrontos diretos entre forças iranianas e militares dos Estados Unidos, elevando a tensão no Golfo Pérsico. O Irã contesta a criação de novos corredores de navegação sem sua participação e propõe um mecanismo de segurança regional que exclua a interferência de potências estrangeiras. Este agravamento das hostilidades coloca em risco as negociações diplomáticas para encerrar a guerra deflagrada em fevereiro de 2026, enquanto o país se prepara para homenagens ao falecido líder supremo Ali Khamenei, previstas para o início de julho.
18 abr, 19:02
18 abr, 09:04
5 abr, 14:02
22 mar, 07:00
12 mar, 09:01
Carregando comentários...