O Gecex aprovou cota de US$ 463 milhões com alíquota zero para veículos desmontados, mantendo o cronograma de elevação tarifária para o setor.
O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior aprovou a criação de cotas adicionais de importação com alíquota zero para veículos elétricos e híbridos. A medida libera US$ 463 milhões para a importação de modelos desmontados (CKD e SKD) a partir de julho, com validade de seis meses. Simultaneamente, o governo manteve o cronograma de elevação das tarifas de importação, que prevê a subida para 35% para veículos semidesmontados em julho de 2025 e para os modelos CKD em janeiro de 2027. A iniciativa é apresentada pelo governo como uma estratégia para fomentar a descarbonização e a inovação no setor automotivo nacional. No entanto, a decisão enfrentou resistência da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que manifestou preocupação com os possíveis impactos negativos para a produção interna e para a cadeia de autopeças no país.
23 jun, 17:03
19 jun, 13:33
17 mar, 15:01
27 fev, 17:00
4 fev, 12:01
Carregando comentários...