Governo estende por seis meses cotas de importação com isenção tarifária para veículos elétricos, beneficiando a BYD e gerando críticas do setor.
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) oficializou a prorrogação, por seis meses, das cotas de importação com isenção tarifária para veículos elétricos e kits de peças. A decisão, que libera uma cota de US$ 463 milhões, é vista como uma vitória estratégica para a BYD e seu vice-presidente, Alexandre Baldy, que buscam manter a competitividade dos modelos da marca enquanto a unidade fabril em Camaçari, na Bahia, finaliza sua estrutura de produção. A medida ocorre em um momento estratégico, coincidindo com o início do programa Move Brasil, que visa incentivar a compra de veículos novos por meio de linhas de crédito.
A decisão, contudo, acirrou a disputa entre a montadora chinesa e as fabricantes tradicionais instaladas no país. A Anfavea argumenta que a renovação do benefício fiscal gera um desequilíbrio competitivo e prejudica a previsibilidade necessária para os investimentos produtivos locais. Diante do cenário, representantes da indústria sinalizaram que pretendem judicializar a questão, buscando reverter a decisão da Camex sob o argumento de proteção à cadeia produtiva nacional. O governo sustenta que a medida é parte de sua estratégia para acelerar a eletrificação da frota brasileira, apesar da crescente pressão dos fabricantes locais.
InvestNews • 23 jun, 18:19
Folha de São Paulo - Mercado • 23 jun, 17:57
UOL - Economia • 23 jun, 16:40
22 jun, 15:03
19 jun, 13:33
15 jun, 06:34
4 fev, 12:01
30 jan, 01:00
Carregando comentários...