Nova legislação sancionada dobra o período para que vítimas registrem queixas contra agressores, facilitando o acesso ao sistema de justiça.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.438/26, que amplia de seis para 12 meses o prazo para que vítimas de violência doméstica apresentem queixa contra seus agressores. A medida, que altera o Código Penal e a Lei Maria da Penha, estabelece que a contagem do tempo se inicia no momento em que a mulher identifica o autor do crime. A mudança legislativa, baseada no Projeto de Lei 421/23 da deputada Laura Carneiro, busca oferecer mais tempo para que as vítimas superem traumas e busquem auxílio jurídico. Especialistas apontam que a ampliação do prazo é um passo fundamental para reduzir a subnotificação de casos e garantir que mais agressores sejam responsabilizados, fortalecendo a rede de proteção e o acesso das mulheres ao sistema de justiça brasileiro.
19 jun, 15:45
11 jun, 15:15
22 mai, 08:01
9 abr, 14:01
8 mar, 11:00
Carregando comentários...