Supremo decide que agentes públicos condenados por improbidade perdem o cargo automaticamente, salvo justificativa específica do magistrado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu um entendimento mais rigoroso para punições por improbidade administrativa. Com a nova diretriz, a perda do cargo público deixa de ser uma medida facultativa e passa a ser a regra para agentes condenados. Caso um magistrado decida não aplicar essa penalidade, ele será obrigado a apresentar uma justificativa fundamentada na sentença, demonstrando as razões excepcionais para a manutenção do servidor ou político em sua função. A mudança busca conferir maior previsibilidade e severidade ao combate à má conduta no setor público. A decisão tem abrangência nacional e afeta diretamente a atuação de políticos e servidores em todos os níveis da administração pública, reforçando o controle sobre o exercício de cargos de confiança e mandatos eletivos diante de condenações por atos ilícitos.
28 mai, 17:04
26 mai, 17:32
26 mai, 16:03
8 mai, 11:32
5 fev, 21:45
Carregando comentários...