Justiça do Trabalho determina indenização milionária a ex-trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão entre 1970 e 1980.
A Justiça do Trabalho condenou a Volkswagen do Brasil a pagar indenizações milionárias por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão em uma fazenda localizada em Santana do Araguaia, no Pará. Os abusos ocorreram entre as décadas de 1970 e 1980, período em que a empresa mantinha operações na região. O esquema de exploração incluía servidão por dívida, onde os trabalhadores eram impedidos de deixar o local devido a descontos abusivos por ferramentas e alimentação, além de serem mantidos sob vigilância armada em alojamentos precários. O Tribunal rejeitou o argumento da montadora de que não existia vínculo direto com as vítimas. Com a decisão, cada um dos quatro ex-trabalhadores que moveram a ação receberá R$ 2 milhões, estabelecendo um novo marco na jurisprudência brasileira para casos de violações graves de direitos humanos e trabalho escravo.
11 mai, 17:34
7 abr, 08:01
27 mar, 19:02
16 mar, 09:02
24 fev, 16:01
Carregando comentários...