Governo dos EUA propõe tarifas de 25% sobre produtos brasileiros; Brasil estuda retaliação via Lei de Reciprocidade enquanto empresas buscam alternativas.
A proposta do governo de Donald Trump de impor tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros gerou uma corrida estratégica no setor empresarial. Para mitigar impactos financeiros, companhias brasileiras aceleram planos de internacionalização, priorizando a instalação de unidades físicas nos EUA e a busca por vistos de investidor. A medida, alinhada à agenda protecionista da administração americana, visa fortalecer a produção interna, embora setores estratégicos como aviação, café e minerais críticos tenham sido isentos devido à dependência dos EUA desses insumos.
Em resposta, o governo brasileiro contesta as alegações de práticas desleais e aponta que o superávit comercial é favorável aos Estados Unidos. O Palácio do Planalto estuda acionar a Lei de Reciprocidade (Lei nº 15.122/2025) como principal ferramenta de retaliação caso as sobretaxas sejam confirmadas. Além disso, o governo rejeitou questionamentos americanos sobre o sistema Pix, classificando a investigação como uma medida com motivações políticas. As propostas seguem em consulta pública, com a decisão final sobre a aplicação das tarifas prevista para julho de 2026.
Times Brasil • 4 jun, 06:00
Times Brasil • 3 jun, 21:32
Times Brasil • 3 jun, 20:17
3 jun, 06:15
2 jun, 22:15
2 jun, 10:15
2 jun, 09:15
2 jun, 04:45
Carregando comentários...