O governo brasileiro intensifica esforços diplomáticos para evitar sobretaxas americanas, contestando a legitimidade dos argumentos técnicos apresentados pelos EUA.
O governo brasileiro intensificou sua estratégia diplomática diante da ameaça de novas sobretaxas comerciais impostas pelos Estados Unidos. O chanceler Mauro Vieira reuniu-se em Paris com o representante comercial americano, Jamieson Greer, para contestar a legitimidade das justificativas apresentadas por Washington. Segundo o governo, o relatório dos EUA, que cita preocupações com o sistema Pix, comércio digital, propriedade intelectual e desmatamento, carece de base técnica e foi divulgado antes do prazo acordado entre as partes. O Planalto agora avalia que as medidas contam com o respaldo direto de Donald Trump, percepção reforçada pelo alinhamento político entre a Casa Branca e setores da oposição brasileira.
Enquanto o governo mantém o interesse no diálogo, o presidente Lula busca uma negociação direta com Trump durante o G7 na França para evitar a concretização das tarifas de 25% e o adicional de 12,5% por supostas falhas no combate ao trabalho forçado. Paralelamente, a diplomacia brasileira aproveitou a agenda na OCDE para fortalecer laços comerciais com outros parceiros internacionais, como União Europeia e Canadá. Diante da incerteza, o Brasil mantém a postura de não ceder em temas estratégicos e avalia a aplicação da Lei da Reciprocidade caso as medidas sejam confirmadas, focando em preservar os interesses econômicos do país.
Agência Brasil - EBC • 4 jun, 13:57
Times Brasil • 4 jun, 11:56
G1 Política • 4 jun, 10:54
5 jun, 17:15
3 jun, 11:45
3 jun, 11:45
3 jun, 09:45
2 jun, 10:15
Carregando comentários...