Havana rebate acusações de enriquecimento ilícito e afirma que a Gaesa é essencial para a resistência econômica do país frente ao bloqueio dos EUA.
O governo cubano refutou formalmente as acusações dos Estados Unidos de que o conglomerado estatal Gaesa seria utilizado para enriquecimento ilícito. Segundo Havana, a empresa atua como uma ferramenta estratégica de resistência ao bloqueio econômico, sendo responsável por gerar as divisas necessárias para sustentar a economia nacional e os programas sociais. As autoridades cubanas argumentam que as denúncias americanas servem apenas como pretexto para aprofundar o isolamento do país e inibir a entrada de capital estrangeiro. O cenário ocorre em um momento de crise interna, com relatos de escassez de produtos básicos e apagões frequentes. A administração do presidente Donald Trump tem intensificado as sanções contra a ilha, o que tem restringido o acesso a recursos vitais, como o petróleo, e forçado a saída de investidores internacionais, a exemplo da canadense Sherritt International.
4 jun, 04:30
25 mai, 05:33
17 mai, 15:32
2 mai, 10:04
20 abr, 06:01
Carregando comentários...