Diplomacia brasileira aposta na cooperação pragmática com Abelardo de la Espriella, novo presidente conservador da Colômbia.
A eleição de Abelardo de la Espriella para a presidência da Colômbia marca uma mudança significativa no cenário político sul-americano, consolidando uma guinada conservadora na região. Diante desse novo contexto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca adotar uma postura pragmática, priorizando a continuidade das relações bilaterais e a cooperação econômica. A diplomacia brasileira aposta na resiliência do Mercosul como um pilar de estabilidade que transcende as ideologias de governo.
Contudo, a mudança de comando em Bogotá gera cautela nos bastidores do Palácio do Planalto. Auxiliares do governo brasileiro monitoram possíveis reflexos dessa nova configuração política, especialmente quanto a pressões dos Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump, em temas sensíveis como o combate ao crime organizado e a integração regional. O objetivo central do Brasil é preservar a autonomia estratégica e manter canais de diálogo abertos com o novo mandatário colombiano.
25 jun, 09:02
22 jun, 23:15
22 jun, 16:15
22 jun, 07:15
22 jun, 00:32
Carregando comentários...