O presidente brasileiro reforçou a importância da cooperação bilateral com o novo governo colombiano, focando em desafios regionais comuns.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, pela vitória no pleito realizado no dia 21 de junho de 2026. Em um movimento diplomático que busca manter a estabilidade regional, o governo brasileiro enfatizou que a parceria estratégica entre as duas nações deve ser mantida independentemente das diferenças ideológicas entre as gestões. A transição de poder, que encerra o ciclo de Gustavo Petro, é vista como um reflexo do avanço de lideranças de direita na América Latina. O diálogo entre Brasília e Bogotá focará em pautas prioritárias de interesse comum, como a proteção da floresta amazônica, o combate à criminalidade organizada e a redução da pobreza. A manutenção desses laços é considerada fundamental para a integração regional e para o enfrentamento de desafios transnacionais, consolidando uma postura pragmática na política externa brasileira. Paralelamente, a nova gestão colombiana já sinalizou um alinhamento internacional ao confirmar um futuro encontro entre o presidente eleito e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçando a nova dinâmica diplomática que o país deve adotar sob a liderança de de la Espriella.
Agência Brasil - EBC • 25 jun, 09:31
Folha de São Paulo - Mundo • 25 jun, 09:50
G1 Política • 25 jun, 08:30
22 jun, 23:15
22 jun, 18:15
22 jun, 07:15
22 jun, 00:32
21 jun, 19:15
Carregando comentários...