Teerã classificou a aliança entre EUA e países do Golfo como provocativa, alegando que a presença militar americana desestabiliza a região.
O governo do Irã manifestou forte descontentamento com a recente declaração conjunta emitida pelos Estados Unidos e pelos países do Conselho de Cooperação do Golfo. Teerã classificou o documento como uma iniciativa irresponsável e provocativa, argumentando que o fortalecimento da presença militar americana na região atua como um fator de instabilidade e divisão entre os países vizinhos. Em resposta, as autoridades iranianas instaram as nações do Golfo a reconsiderarem o uso de seus territórios para ações militares que possam ameaçar a segurança iraniana, propondo, em contrapartida, a criação de uma região livre de armas nucleares. Além disso, o Irã reafirmou que a navegação no Estreito de Ormuz continuará sendo regida pelos termos do memorando de fim de guerra estabelecido com Omã, sinalizando que não aceitará interferências externas na gestão da rota marítima estratégica.
10 mai, 02:31
8 mai, 09:37
15 abr, 18:04
7 abr, 11:05
22 mar, 07:00
Carregando comentários...