Representantes de pacientes relatam falta recorrente de medicamentos essenciais e cobram medidas urgentes do Ministério da Saúde.
Durante audiência na Câmara dos Deputados, representantes de pacientes com epilepsia denunciaram a falta recorrente de medicamentos essenciais na rede pública de saúde. Segundo as entidades, a falha no fornecimento compromete o controle da doença e pode gerar danos irreversíveis aos usuários do SUS. O cenário é agravado por licitações desertas, valores de mercado incompatíveis e interrupções na produção industrial. Em resposta, foi criada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa com Epilepsia para articular medidas legislativas e monitorar o estoque nacional. O Ministério da Saúde informou que trabalha na implementação de um sistema de compras emergenciais e no endurecimento das sanções aplicadas a fornecedores que descumprem contratos, visando mitigar os riscos de desabastecimento e garantir a continuidade do tratamento aos pacientes.
17 jun, 12:09
16 jun, 09:07
15 jun, 14:35
2 jun, 08:36
1 jun, 09:05
Carregando comentários...