A Coreia do Norte modificou sua constituição para remover referências à reunificação com a Coreia do Sul, consolidando a divisão e definindo suas fronteiras.
A Coreia do Norte modificou sua constituição para remover todas as referências ao objetivo de reunificação com a Coreia do Sul, conforme documento acessado pela AFP em 6 de maio de 2026. A alteração constitucional elimina a doutrina original de reunificação, que era um pilar da política externa norte-coreana por décadas, e classifica o vizinho como o "Estado mais hostil".
A medida reflete uma postura mais assertiva e hostil de Pyongyang em relação à sua soberania e território, buscando definir suas fronteiras de forma mais clara. A versão revisada da Constituição, divulgada pelo Ministério da Unificação sul-coreano, inclui uma nova cláusula que delimita o território da Coreia do Norte, afirmando que não permite qualquer violação de seu território, que inclui a fronteira com a China e a Rússia ao norte, e com a "República da Coreia ao sul".
Esta ação consolida a divisão entre as duas Coreias, sinalizando uma mudança significativa na abordagem de Pyongyang em relação ao futuro da península, em um contexto de escalada da tensão militar e reforço das forças nucleares norte-coreanas.
Folha de São Paulo - Mundo • 6 mai, 10:51
G1 Mundo • 6 mai, 08:05
Financial Times World • 6 mai, 06:09
13 jun, 11:01
3 jun, 05:32
1 jun, 14:04
23 mar, 20:00
26 fev, 10:02
Carregando comentários...