A Abradee emite um alerta sobre a necessidade de prevenção de acidentes com a rede elétrica durante o Carnaval, período de maior risco, visando a segurança e a redução de incidentes.
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) reforça a importância da prevenção de acidentes com a rede elétrica durante o Carnaval, um período que historicamente apresenta maior incidência de incidentes devido ao descuido. A entidade aponta que, no primeiro trimestre de 2025, foram registrados 176 acidentes, resultando em 65 mortes, números que, embora menores que os de 2024, ainda são motivo de grande preocupação e reforçam a necessidade de conscientização. Fatores como o contato de serpentinas metálicas, a realização de ligações clandestinas e a proximidade de estruturas metálicas com a rede elétrica são destacados como os principais riscos.
Marcos Madureira, representante da Abradee, enfatiza a importância de buscar as distribuidoras de energia para garantir instalações seguras em arquibancadas e barracas, evitando as chamadas "gambiarras". Há também uma preocupação específica com a altura de carros alegóricos e trios elétricos, que exige coordenação prévia com o Corpo de Bombeiros e as distribuidoras para evitar acidentes. Em resposta a esse cenário, a Abradee lançará em junho a Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica, com o objetivo de conscientizar a população sobre comportamentos seguros e trabalhar para alcançar a meta de "acidente zero".