Um vídeo viralizado nas redes sociais, que alegava mostrar parlamentares da Dinamarca rindo da campanha de Donald Trump ao Nobel da Paz, é #FAKE e foi gravado em 2019 durante um debate sobre elefantes.
Um vídeo que circula nas redes sociais, sugerindo que parlamentares dinamarqueses teriam tido uma crise de riso ao debater a campanha de Donald Trump para o Prêmio Nobel da Paz, é comprovadamente falso. As imagens, embora reais, são de 2019 e foram tiradas de contexto. Na ocasião, a hilaridade dos políticos dinamarqueses ocorreu durante um debate sobre um projeto de lei que visava proibir animais selvagens em circos no país. O motivo da risada foi a menção dos nomes dos elefantes resgatados pelo governo: Ramboline, Lara, Djunga e Jenny.
A disseminação do conteúdo enganoso coincide com recentes declarações de Donald Trump, que culpou a Noruega por não ter recebido o Nobel da Paz em 2025, prêmio que foi concedido a María Corina Machado. Trump fez uma alusão à crise diplomática envolvendo a compra da Groenlândia, território dinamarquês, para contextualizar sua frustração. A viralização do vídeo descontextualizado serve como um exemplo de como informações antigas podem ser reutilizadas para criar narrativas falsas em momentos de alta tensão política.