O governo de Omã estuda implementar taxas de navegação no Estreito de Ormuz, gerando incertezas sobre o fluxo global de petróleo e gás natural.
O governo de Omã sinalizou a aliados a intenção de implementar taxas para serviços de navegação no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais críticas para o comércio global de energia. A movimentação ocorre em um cenário de crescente pressão do Irã, que busca ampliar sua influência na gestão do tráfego local após recentes negociações de paz com os Estados Unidos. A possibilidade de cobrança de pedágios gerou preocupações imediatas entre potências ocidentais e países árabes, que temem violações ao direito marítimo internacional e impactos negativos na segurança das rotas de suprimento de petróleo e gás natural. O sultão Haitham bin Tariq deve discutir o impasse com o presidente francês Emmanuel Macron, enquanto Omã tenta equilibrar sua delicada posição diplomática entre os interesses conflitantes de Washington e Teerã.
25 jun, 07:02
24 jun, 07:15
23 jun, 06:45
18 jun, 13:45
16 jun, 09:15
Carregando comentários...