Consumidores pagarão taxa extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh pelo terceiro mês consecutivo devido ao período seco e ao uso de termelétricas.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho, marcando o terceiro mês consecutivo de cobrança adicional nas contas de luz de todo o país. A medida impõe um custo extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, refletindo o cenário hidrológico atual, caracterizado pelo período de seca que impacta o nível dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras. Após um início de ano com bandeira verde entre janeiro e abril, o sistema mudou para a cor amarela em maio, sinalizando o aumento dos custos de geração.
O acionamento de usinas termelétricas, que possuem um custo de geração mais elevado, justifica a continuidade da cobrança. Embora o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projete chuvas próximas à média histórica para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste em julho, a necessidade de despacho térmico permanece como fator determinante. O sistema de bandeiras tarifárias atua como uma ferramenta de transparência para sinalizar ao consumidor os custos reais da produção de energia no Brasil e incentivar o uso consciente dos recursos elétricos durante períodos de maior estresse no sistema.
InfoMoney • 26 jun, 18:25
Folha de São Paulo - Mercado • 26 jun, 18:25
Agência Brasil - EBC • 26 jun, 17:31
29 mai, 18:32
24 abr, 19:03
23 abr, 13:05
27 fev, 18:01
30 jan, 19:01
Carregando comentários...