O governo iraquiano exige uma revisão em sua cota de extração de petróleo e sinaliza possível saída do grupo para aumentar o volume de produção.
O governo do Iraque sinalizou a possibilidade de deixar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) caso o grupo não atenda ao pedido de aumento em sua cota de produção. A demanda surge em um momento de pressão interna por maior volume de extração, com o país utilizando a recente saída dos Emirados Árabes Unidos como referência para justificar a busca por maior flexibilidade produtiva. A movimentação expõe os desafios enfrentados pela OPEP para manter a coesão entre seus membros, que frequentemente divergem sobre os limites de oferta necessários para equilibrar o mercado global. Embora a saída do Iraque ainda não tenha sido formalizada, a ameaça coloca em alerta o mercado de energia, dado o peso do país como um dos maiores produtores do bloco. A situação reflete a crescente dificuldade da organização em conciliar os interesses nacionais de seus integrantes com as estratégias coletivas de controle de preços.
21 jun, 13:31
7 jun, 10:31
3 mai, 12:04
2 mai, 09:01
28 fev, 07:01
Carregando comentários...