Anders Fogh Rasmussen defende uma nova aliança militar europeia para reduzir a dependência dos EUA e integrar a experiência bélica da Ucrânia.
O ex-secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, propôs a criação de uma coalizão de defesa composta por 45 países europeus, incluindo a Ucrânia. A iniciativa surge em um momento de incerteza sobre o compromisso de longo prazo dos Estados Unidos com a segurança do continente, levando líderes europeus a buscarem maior autonomia estratégica. Segundo Rasmussen, a Ucrânia, devido à sua experiência recente em combate, desempenharia um papel central na estrutura, servindo como um pilar de estabilidade e treinamento militar para a região.
A proposta reflete uma mudança na percepção geopolítica europeia, que busca se preparar para cenários onde a presença militar americana possa ser reduzida. Ao integrar a Ucrânia em uma coalizão de segurança, o plano visa não apenas fortalecer a defesa coletiva contra ameaças externas, mas também garantir a estabilidade do continente caso um acordo de paz com a Rússia seja alcançado.
18 jun, 06:01
10 mai, 20:34
24 abr, 11:07
9 abr, 14:02
27 jan, 21:58
Carregando comentários...